Assuntos que foram tratados no curso do e-proinfo e curso de educação digital iniciado no dia 16/04/2009 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer das 13h30min. às 17h15min.

segunda-feira, abril 14, 2008

Faltam líderes


Sexta-feira, 19 de janeiro de 2007
Santa Catarina - Brasil





ARTIGO
Faltam líderes
Antônio Wilson Corrêa Ribeiro, formado em filosofia e pedagogiaprofantonioribeiro@ig.com.br
O líder é melhor quando as pessoas mal sabem que ele existe; não tão bom quando obedecido e aclamado; pior, quando desprezado; com um bom líder, que fala pouco, quando pronto um trabalho, atingidos os objetivos, todos dirão: "realizamos sozinhos nossa tarefa."Essas reflexões argutas de Lao-Tsé sintetizam o dinamismo e a inteligência de um autêntico condutor de homens. Pesquisas já abandonam a teoria de líder nato, nossa geração anda carecendo de criaturas assim que, suave e fortemente, animadas por nobres ideais, orientem grupos e massas. Muitos líderes de seres humanos, tão engrandecidos no passado, eram, desde a infância exercitados para a chefia, como ocorreu a Alexandre de Macedônia, educado por Aristóteles.Presentes determinadas qualidades físicas, morais, intelectuais e com a aprendizagem das técnicas apropriadas da psicologia social, surgirão, decerto aptos a exercerem, eficientemente a chefia liderada. Com isso, não negamos que não existam líderes capazes de fascinar multidões e povos com o seu magnetismo pessoal e são os chamados "carismáticos", a cujo número pertenceram os fundadores de grandes religiões e não poucos políticos.Mas a primeira qualidade de um líder é ser justo e este sentimento de justiça é de tal maneira inato no coração humano que qualquer injustiça, mesmo vinda dum chefe estimado, decepciona, revolta e irrita.Compreende-se que um superior seja exigente, severo mesmo; mas, se ele se desencaminha numa manobra desleal ou comete uma arbitrariedade, o subordinado, se sentirá como carta marcada e se não puder exprimir alto este ressentimento, guardará, no fundo do coração, uma ferida oculta que rebentará, mais dia menos dia, numa queixa amarga, num rancor tenaz, ou até mesmo, num ódio implacável.Ser justo é, enfim, dar ao exercício da sua missão uma retidão irrepreensível, que faz mais para assegurar o ascendente moral da coletividade que o uso de todos os artifícios da autoridade."Antes de tudo, há que proceder à avaliação das pessoas, como duma casa, para ver o que valem" (Foch), em outras palavras, só podemos ser avaliados por pessoas expert e sábias.

PROBLEMAS DE VISÃO


Que o cigarro faz mal à saúde, todos sabem. Mas pouco se fala que o fumo afeta também a visão, principalmente a partir dos 65 anos. Catarata, glaucoma e doenças que podem levar à cegueira encontram no tabaco um dos piores fatores de risco.
Um estudo da Universidade de Harvard revela que os fumantes têm o dobro do risco de ficarem cegos em função da degeneração macular. O oftalmologista Renato Neves diz que, mesmo quem parou de fumar há 15 ou 20 anos, apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares. “O cigarro empobrece a circulação sanguínea na retina. Além disso, reduz a quantidade de antioxidantes no sangue, favorecendo o aparecimento de doenças. Vale lembrar que fumantes passivos não estão livres desses riscos.”