Assuntos que foram tratados no curso do e-proinfo e curso de educação digital iniciado no dia 16/04/2009 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer das 13h30min. às 17h15min.

sábado, abril 14, 2007

PRÁTICA NA ESCOLA




PRÁTICA NO 2º ANO -
22/03/2007 - iniciamos a prática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erich Blosfeld, no turno matutino com 19 alunos do 2º ano aqui em Jaraguá do Sul, ou seja, 1ª Série da Professora Olga Fuckner. Como eles ainda não estão alfabetizados, a nossa parceira Dagmar contou uma história e após fizemos as provocações para o levantamento dos temas que a partir da curiosidade dos alunos serão selecionados e formados os grupos.
Os alunos demonstraram interesse e participaram muito neste primeiro momento, foram duas horas de trabalho.

10/04/2007 - Neste dia retomamos o nosso trabalho, fizemos o levantamento das questões, tentamos fazer a formação de grupos nesta turma, porém como os alunos não estão alfabetizados encontramos dificuldades, mas escolhemos juntamente com estes alunos um tema que está em maior consonância com a idade e a realidade deles. Como é que se faz o Sorvete e por que há vários sabores?
O nosso objetivo maior é descobrirmos como o Ambiente de Informação e Comunicação poderá nos ajudar dentro desta metodologia de PA a construirmos o conhecimento com eles, uma vez que acreditamos que estes alunos verbalizando suas dúvidas, estes demonstrando que há possibilidades de desenvolvimento, pois quando trabalhamos com PA, estamos trabalhando o construtivismo, que ao nosso ver tem como idéia principal adotar uma postura epistemológica que entende que o conhecimento se origina na interação do sujeito com a realidade, contrastando, neste sentido com as epistemologia empirista e apriorista.
_________________________________________________________________________________


PRÁTICA NO 5º ANO -
No período vespertino do dia 23/03/2007 trabalhamos com 19 alunos do 5º ano (4ª Série), da professora Roseméri Aparecida Farias Bonin, no início explicamos o que é trabalhar com PA e após começamos as provocações para levantar os temas para a pesquisa de cada grupo, todos os alunos se entusiasmaram e demonstraram muito curiosidade, foi difícil escolhermos os temas e fazermos a formação dos grupos, mas foi positivo porque as parceiras também se envolveram. Por ser uma turma bem disciplinada, estranhamos que nessa atividade tivemos que pedir várias vezes para que não conversassem muito, mas lembramos que não deveríamos ser necrófilos, por isso demos uns dez minutos para que trocassem idéias entre si e apresentassem sugestões, pois pensamos que o diálogo não só neste momento, mas durante todo o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem é fundamental para dar uma autenticidade a esta concepção de educação, pois promove a reflexão sobre o conhecimento compartilhado que se constrói por estas interações e de uma maneira critica.
Após passado os dez minutos, chegou a hora de compartilhar com o grande grupo as sugestões, lembrando que a professora parceira também atuou com eficácia, fazendo suas intervenções. Foi um momento ímpar, pois dentro da dinâmica desta metodologia os alunos se sentirão livres para verbalizarem suas idéias com espontaneidade, pois lhes foi oportunizado esta situação para que construissem esta aprendizagem em torno dos temas levantados, neste momento percebemos o poder de criação de cada um aonde o projeto ganhou força em busca de respostas aos problemas levantados e em conformidade com a realidade e necessidade de cada aluno e não do professor, que com certeza aprendeu junto como todos nós envolvidos.

SURGIRAM DEZENOVE (19) TEMAS QUESTÕES, provando mais uma vez que os alunos não podem ser considerados como recepientes passivos, sendo:
1.BEBIDAS - Todas tem Álcool?
2. Golfinho - Como é a sua vida?
3.Quais os animais em extinção?
4. Quem inventou a brincadeira de pular corda?
5. Quem inventou o volei?
6. Quem pode praticar basquetebol? precisa ser alto?
7. Qual a importância da Escrita para a humanidade?
8. Por que as pessoas tem perda de cabelo durante a quimioterapia? Como é feita?
9. Quem inventou a peteca?
10. Quem inventou as sinalizações de trânsito?
11. Como surgiu os ciganos?
12. Por que a fêmea do canário do reino não canta? Alimentação? cuidados?
13. Quem inventou a Escola?
14. Por que a aranha fêmea mata o macho após o acasalamento?
15. Por que o leão mata os filhotes que não é dele?
16. Por que as cobras são nocivas ao ser humano?
17. Como é a vida do urso polar?
18. Quem inventou o futebol?
19. Como é a vida dos cachorros?

ESCOLHA DOS TEMAS -
Após elencarmos estes temas fizemos a votação e foi escolhido as questões se encontram destacados em negrito e que se tornam objeto de atuação e busca, e pela proximidade de interesses a formação dos grupos ficou assim constituído:

GRUPO I - Golfinho: Pâmela, Ana Paula, Ruana e Elaine.
GRUPO II - Extinção de animais - Ana J., Camila, Claudio e Gabriela T.
GRUPO III - Quimioterapia - João Lucas, Júlio César, Anderson G.
GRUPO IV - Fêmea do Canário do reino - Gabriela B, Vanessa, Kauan e Pablo.
GRUPO V - Futebol - Jeferson, Jonathan, Carlos, Anderson L.


11/04/2007 - Retomamos o nosso trabalho de PA com esta turma, aonde explicamos novamente como era trabalhar com esta metodologia e o que iríamos fazer no Ambiente de Tecnologia de Comunicação e Informação da Escola, os alunos estavam empolgados desde o primeiro encontro e ficaram ainda mais entusiasmados, chegamos no Ambiente e solicitamos para que ligassem os computadores e entrassem no Google para fazerem a pesquisa, destes vinte alunos sete possuem computadores, com esta familiaridade foi fácil porque não foi necessário explicarmos todo o processo até se chegar neste site de pesquisa. Até aqui eles já tinham levantados algumas certezas e dúvidas:




Ao navegarem em busca de respostas para os seus questionamentos, percebemos que estas perguntas baseadas em suas curiosidade e as interações foram a tona, porque a cada descoberta, trocavam idéias entre si e ficavam surpresos com o que descobriam e encontravam, podemos dizer que foram duas horas que passaram rapidamente. Gostaríamos de dar continuidade neste dia, porém uma aluna, fez uma pergunta que pensamos que foi crucial no momento, não temos um site para nos comunicar e trocar idéias? está colocação vem de encontro a esta proposta metodológica que está claro no primeiro Capítulo do livro Internet em Sala de aula: com a palavra os professores.Magdalena, Beatriz e Costa, Iris. Porto Alegre: Artmed, 2003.

"Quando falamos em Projetos de Aprendizagem, estamos nos referindo a uma proposta de trabalho, em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. Parece que já está claro também que, neste processo, há um princípio de liberdade, dentro de uma estrutura flexível e em rede, que possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com professores, colegas e a sociedade de maneira geral".

Como também no momento encontramos dificuldades, veio também a nossa necessidade de descobrir como podemos fazer o wiki destes Projetos de Aprendizagem para que além dos muros da Escola possamos dar continuidade a estas buscas, interagindo conforme a evidência desta afirmação.