Assuntos que foram tratados no curso do e-proinfo e curso de educação digital iniciado no dia 16/04/2009 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer das 13h30min. às 17h15min.

segunda-feira, julho 24, 2006

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

A importância do ato de ler de Paulo Freire, nos esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e enfatiza a importância crítica da leitura na alfabetização, colocando o papel do educador dentro de uma educação, onde o seu fazer deve ser vivenciado, dentro de uma prática concreta de libertação e construção da história, inserindo o alfabetizando num processo criador, de que ele é também o sujeito.
O ato de ler de Paulo Freire veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a leitura do mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de sua escolarização, foi a leitura da palavra do mundo.
Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como mundo de perspectiva, por isso, mesmo como mundo de suas primeiras leituras. A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescreve-lo através de uma prática consciente.
O hábito de ler constitui-se, inegavelmente, para os indivíduos e grupos, em excelente instrumento de progresso humano nas relações sociais, ativando benéficamente em nosso espírito, vontade e hábitos.
Por isso, entendo o que Paulo Freire nos quis ensinar, principalmente durante este curso de EAD, que este estudo exigirá, leituras, rigorosidade metodológica e reflexão crítica sobre a nossa prática lá na escola.
Precisamos estabelecer uma relação entre teoria e prática pedagógica. Através da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades, auto educar-se, promovendo a sua transformação e a do mundo.

CIDADÃO QUE LÊ!

Não existe só a probreza alimentar, mas a pobreza cultural, falta de informação, de conhecimentos e principalmente de preparo para as oportunidades que surgem. Cidadão que lê, raramente passa fome, fica SAFO. Sei que aí complica um pouco, porque cidadão bem alimentado e que lê, exige mais, pensa mais antes de votar e eleger...

4 Comentários:

Blogger Daniela Hoffmann disse...

Antônio,
não sei se estás lembrado de mim: sou a Daniela, tutora do curso de especialização EAD.
Interagimos durante a etapa presencial, mas logo depois fui deslocada para acompanhar outra turma. Agora (01/08), estou de volta! :o)
Muito intessante tua reflexão sobre a importância do ato de ler para Paulo Freire e a necessidade de estabelecer relação entre teoria e prática pedagógica.
De que maneiras acreditas que isso possa ser feito? Lembras de alguma situação em que isso tenha ocorrido contigo ou próximo a ti e que possas compartilhar aqui?
[ ] s
Daniela

1:18 PM

 
Blogger ribeiro disse...

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5:09 PM

 
Blogger ribeiro disse...

Daniela!
Satisfação em revê-la,procurando responder aos teus questionamentos, nasci em 1961 e entrei na Escola em 1968, lembro que levei muitos puchões de orelha na minha alfabetização, nesta época acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada.Lembro que aprendi a ler e não compreendia o que lia até a 8ª Série,leitura da palavra! Promoção automática! No ensino médio só decorava e inicio da faculdade comecei a interpretar! Que visão de mundo eu tinha até aí se não tinha nem acesso a jornal.
Hoje sabemos que a alfabetização não se resume apenas na habilidade da leitura e escrita de uma determinada língua, em sua gramática e em suas variações, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, reesignificar e produzir conhecimento, daí eu entendo que o ato de ler de Paulo Freire veio se dando na sua experiência existencial. A alfabetização promove a socialização do indivíduo, possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduoa. É um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
A leitura do mundo nos permite e educa-nos a ver além das cadeiras e carteiras, educando a sensibilidade, a "curiosidade epistemológica", as emoções e a intuição.
Desde a métade do século passado,e escola entrou em crise devido a inoperância dos seus métodos de ensino,surgindo teorias para que houvesse uma renovação do processo educativo,porém com as novas tecnologias e a Internet, a Escola hoje aprofunda a sua crise,e se ve obrigada a repensar as suas práticas educativas (leitura do mundo em que se movia) nestas novas condições e a partir das novas lógicas que se estabelecem.
A Escola ganhou um concorrente que oferece mais informações e levam a uma mudança de correlação entre professores e alunos, exigindo uma mudança na prática de ensino.
Somos "obrigados" a oferecer "competências", preparando os alunos para que eles busquem saberes que necessitem, obrigando-nos a nos reciclar, exigindo novas práticas, novas dinâmicas e uma nova pedagogia.Estamos vivenciando isto no curso e na Escola,não podemos mais ser meros transmissores de conhecimentos!

Abraços!

5:21 PM

 
Blogger ribeiro disse...

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9:23 AM

 

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