Assuntos que foram tratados no curso do e-proinfo e curso de educação digital iniciado no dia 16/04/2009 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer das 13h30min. às 17h15min.

quinta-feira, junho 08, 2006

mapa conceitual


Eu me senti um aranho fazendo o mapa conceitual, não vejo muito sentido nisto.

8 Comentários:

Blogger Daniela Hoffmann disse...

Antônio,
não sei qual foi a conversa com a Angelina, mas a analogia com os 'resuminhos da escola' é boa para começar a entender o sentido de um mapa conceitual...
Acredito que vocês tenham discutido mais sobre os mapas presencialmente.
Se eu estiver enganada, me diz, ok? Podemos falar sobre eles, se quiseres.
Agora, me explica uma coisa: o que quiseste dizer com 'me senti um aranho'?
É uma expressão que eu desconheço...
Abraços, Daniela

4:09 PM

 
Blogger ribeiro disse...

Olá Daniela! A expressão "aranho" de fato não existe, imaginei que o mapa conceitual parece uma teia de aranha e me senti uma aranha macho. Quando falo que não vi muito sentido, foi para provocar uma discussão,para que eu possa entender melhor,por isso a Angelina fez a analogia com resuminhos da escola. Tenho interesse em conversar sobre eles.Abraços, Antônio

4:39 AM

 
Blogger ribeiro disse...

Daniela! Aranho também é uma analogia, só que de proporcionalidade imprópria.Ser ou não ser!


Antônio

4:54 AM

 
Blogger Beatriz disse...

Oi Antonio, tu achas que o mapa é um resumo? De quê? Há diferença entre resumo e síntese?
Um abraço
Bea

5:32 AM

 
Blogger Iris disse...

Olá, Antônio

Por que não tens atualizado teu diário? Estás com alguma dificuldade?
É muito importante deixares aqui, tuas considerações pessoais.
Outra coisa, notaste que estás com um post vazio e com título igual ao anterior? Podes entrar no blogger e apagar ou renomear, acrescentando outro conteúdo. E o projeto, como está andando?
Abra@os, Iris

5:37 AM

 
Blogger ribeiro disse...

Olá Beatriz!
Segundo o meu entendimento o mapa não é um resumo e a diferença entre a síntese e um resumo, é que a síntese é uma operação mental que procede do simples para o complexo, é uma reunião de elementos dispersos para formar um novo conjunto, é uma combinação de uma tese e de uma antítese em uma nova proposição que contenham um ponto de vista superior, retendo o que elas tenham de legítimo e Resumo é uma condensação fiel das idéias ou dos fatos contidas em um texto. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista cada uma das partes, a progressão que elas se sucedem e a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes. Muitas pessoas julgam que resumir é produzir frases ou partes de frases de texto original. Resumir é apresentar, com as próprias palavras, os pontos relevantes de um texto. O mapa conceitual é um texto? Dele pode-se fazer um texto? ou o mapa é uma síntese?

8:39 AM

 
Blogger ribeiro disse...

Daniela!

Olá, como vai!
O que eu entendi e pesquisei sobre os mapas conceituais, é que eles são usados para esclarecer ou descrever as idéias que as pessoas têm sobre um derterminado assunto.São representações gráficas de conceitos e o relacionamento entre eles se tornam evidentes. Me corrija se também estou enganado, não se parecem com resuminhos de texto, mas do que as crianças já sabem e que colocamos na lousa para construir um texto.
Abraços! Antônio

9:57 AM

 
Blogger Beatriz disse...

Muito bem Antonio!! Realmente o mapa pode ser considerada uma síntese do que pensa alguém sobre determinados conceitos.E o que é mais importante, de uma forma gráfica muito interessante porque de alguma maneira lembra o dewsenho dos nossos sistemas de coordenação mentais.
Um abração
Bea

6:17 AM

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial