PROJETO DE ENSINO E PROJETO DE APRENDIZAGEM -
Após estudos e leituras sobre Projetos de Aprendizagem e o Vê Epistemológico, percebi que na Escola ocorre o Projeto de Ensino e não o Projeto de Aprendizagem, muitas vezes os professores ainda estão equivocados quanto a prática inovadora de trabalhar com PA.
Chegando a está constatação, estou pensando que após todas as informações, conhecimentos adquiridos no curso e o desenvolvimento do nosso Projeto de Aprendizagem sobre: Por que algumas pessoas fumam e outras não? ocorreram muitas interações e intervenções dos professores e colegas, que resultaram no meu crescimento cognitivo, pois no início do curso não conhecia o potencial do computador, tive muitas dificuldades mas superei-as com muito esforço e ajuda de todos os que se envolveram com o meu aprendizado.
Estou registrando estas idéias no meu blog para não "perdê-las", porque gravadas sómente na memória, os agentes interferentes podem levá-las ao esquecimento, e o meu objetivo é definir a teoria que vai nortear o meu Trabalho de Conclusão de Curso, pois tenho como objetivo apresentar primeiramente para a Diretora da Escola que já fez este curso, que nós juntos podemos em reuniões pedagógicas mostrar aos professores (as) como se trabalha com PA, já tendo a consciência que teremos que impressionar, pois trabalhar com PA não pode ser obrigação e sim uma conquista. Após esta conversa apresentarei ao grupo administrativo da Escola.
Vou propor também a capacitação dos professores em relação ao uso do computador no desenvolvimento de PA, com o objetivo que todos vivenciem na prática esta experiência.
Se houver adesão, vamos organizar mais paradas pedagógicas como forma de estruturar o calendário, para que tenhamos uma parada mensal para socializar próximos passos para estruturação e ajustes dos PA, que se tornará em Plano de Trabalho da Escola.
Conforme contato feito com a Célia da Secretaria de Educação no dia 06/09/2006, se nos defrontarmos com dificuldades sobre o domínio de Programa ela estará a disposição para nos ajudar.
Penso assim que o meu trabalho se baseará na Pesquisa Empírica, pois aplicarei os conhecimentos, os instrumentos teóricos, metodológicos e práticos adquiridos nos estudos e pesquisas feitas até agora, ou seja, nas pesquisas teóricas, metodológicas e práticas testando-os, verificando-os, comparando-os com dados da realidade. Será dirigida basicamente para a fase experimental e observável dos fenômenos. Manipulando dados, informações, fatos concretos. Buscando traduzir os resultados em dimensões mensuráveis.
Pois a tendência da Pesquisa Empírica é ser quantitativa, na proporção do possível. O grande significado, o melhor mérito da pesquisa empírica é o de conduzir a teoria para a realidade concreta. Ela origina-se da tentativa de compreender o mundo como o percebemos, predizer e explicar eventos observáveis e formular as "leis da natureza" (caso existam), conforme as quais o curso da experiência humana deve ser explicado.
Penso a Pesquisa será Empírica mas também será simultâneamente bibliográfica, pois haverá a necessidade de seleção dos textos que se afinem com o Projeto de Pesquisa, para posterior resenha.
3 Comentários:
Antônio,
perceber as diferenças entre Projeto de Aprendizagem e Projeto de Ensino é um grande passo para começar a discutir, propor e implementar as mudanças necessárias para o trabalho com os PAs.
Espero que tenhas sucesso na tua proposta de trabalho com os teus colegas da escola!
Por falar nisso: como estás pensando em "mostrar aos professores (as) como se trabalha com PA"?
Já pensou em propor que eles realizem um PA e vivenciem essa construção, como está acontecendo contigo?
[ ] s
Daniela
12:20 PM
Antonio, o teu crescimento é digno de nota!! tens toda a razão em escrever tudo o que estás refletindo e te dando conta. Percebes como estás formando um novo mapa mental? Que apareceram novas pontas que se entrelaçaram em novos nós? É assim que a inteligência se desenvolve, a medida em que vamos construindo sistemas de pensamento cada vez mais complexos e amplos, o que nos aproxima cada vez mais da compreensão da realidade.
Um abração
Bea
4:28 PM
Descartes falava:
"Penso, logo existo"!
Eu falo: Penso, logo esqueço"!
Para que isto não ocorra, é melhor:
Penso, logo escrevo!
9:33 AM
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial