Assuntos que foram tratados no curso do e-proinfo e curso de educação digital iniciado no dia 16/04/2009 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Bauer das 13h30min. às 17h15min.

quinta-feira, setembro 07, 2006

PROJETO DE ENSINO E PROJETO DE APRENDIZAGEM -

Após estudos e leituras sobre Projetos de Aprendizagem e o Vê Epistemológico, percebi que na Escola ocorre o Projeto de Ensino e não o Projeto de Aprendizagem, muitas vezes os professores ainda estão equivocados quanto a prática inovadora de trabalhar com PA.
Chegando a está constatação, estou pensando que após todas as informações, conhecimentos adquiridos no curso e o desenvolvimento do nosso Projeto de Aprendizagem sobre: Por que algumas pessoas fumam e outras não? ocorreram muitas interações e intervenções dos professores e colegas, que resultaram no meu crescimento cognitivo, pois no início do curso não conhecia o potencial do computador, tive muitas dificuldades mas superei-as com muito esforço e ajuda de todos os que se envolveram com o meu aprendizado.
Estou registrando estas idéias no meu blog para não "perdê-las", porque gravadas sómente na memória, os agentes interferentes podem levá-las ao esquecimento, e o meu objetivo é definir a teoria que vai nortear o meu Trabalho de Conclusão de Curso, pois tenho como objetivo apresentar primeiramente para a Diretora da Escola que já fez este curso, que nós juntos podemos em reuniões pedagógicas mostrar aos professores (as) como se trabalha com PA, já tendo a consciência que teremos que impressionar, pois trabalhar com PA não pode ser obrigação e sim uma conquista. Após esta conversa apresentarei ao grupo administrativo da Escola.
Vou propor também a capacitação dos professores em relação ao uso do computador no desenvolvimento de PA, com o objetivo que todos vivenciem na prática esta experiência.
Se houver adesão, vamos organizar mais paradas pedagógicas como forma de estruturar o calendário, para que tenhamos uma parada mensal para socializar próximos passos para estruturação e ajustes dos PA, que se tornará em Plano de Trabalho da Escola.
Conforme contato feito com a Célia da Secretaria de Educação no dia 06/09/2006, se nos defrontarmos com dificuldades sobre o domínio de Programa ela estará a disposição para nos ajudar.
Penso assim que o meu trabalho se baseará na Pesquisa Empírica, pois aplicarei os conhecimentos, os instrumentos teóricos, metodológicos e práticos adquiridos nos estudos e pesquisas feitas até agora, ou seja, nas pesquisas teóricas, metodológicas e práticas testando-os, verificando-os, comparando-os com dados da realidade. Será dirigida basicamente para a fase experimental e observável dos fenômenos. Manipulando dados, informações, fatos concretos. Buscando traduzir os resultados em dimensões mensuráveis.
Pois a tendência da Pesquisa Empírica é ser quantitativa, na proporção do possível. O grande significado, o melhor mérito da pesquisa empírica é o de conduzir a teoria para a realidade concreta. Ela origina-se da tentativa de compreender o mundo como o percebemos, predizer e explicar eventos observáveis e formular as "leis da natureza" (caso existam), conforme as quais o curso da experiência humana deve ser explicado.
Penso a Pesquisa será Empírica mas também será simultâneamente bibliográfica, pois haverá a necessidade de seleção dos textos que se afinem com o Projeto de Pesquisa, para posterior resenha.

3 Comentários:

Blogger Daniela Hoffmann disse...

Antônio,

perceber as diferenças entre Projeto de Aprendizagem e Projeto de Ensino é um grande passo para começar a discutir, propor e implementar as mudanças necessárias para o trabalho com os PAs.

Espero que tenhas sucesso na tua proposta de trabalho com os teus colegas da escola!
Por falar nisso: como estás pensando em "mostrar aos professores (as) como se trabalha com PA"?
Já pensou em propor que eles realizem um PA e vivenciem essa construção, como está acontecendo contigo?

[ ] s
Daniela

12:20 PM

 
Blogger Beatriz disse...

Antonio, o teu crescimento é digno de nota!! tens toda a razão em escrever tudo o que estás refletindo e te dando conta. Percebes como estás formando um novo mapa mental? Que apareceram novas pontas que se entrelaçaram em novos nós? É assim que a inteligência se desenvolve, a medida em que vamos construindo sistemas de pensamento cada vez mais complexos e amplos, o que nos aproxima cada vez mais da compreensão da realidade.
Um abração
Bea

4:28 PM

 
Blogger ribeiro disse...

Descartes falava:

"Penso, logo existo"!


Eu falo: Penso, logo esqueço"!

Para que isto não ocorra, é melhor:
Penso, logo escrevo!

9:33 AM

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial